No passado, muitas cidades europeias construíram torres de relógio em suas regiões centrais, para que os habitantes pudessem ver as horas. Hoje, quando não precisamos nem dos relógios de pulso para saber que horas são, estas grandes construções se tornaram ícones da arquitetura local. O site Architectural Digest selecionou as seis torres de relógio mais icônicas da Europa. Confira:
1. Palazzo Vecchio, Florença, Itália
Finalizado no início do século 13, o Palazzo Vecchio ganhou seu primeiro relógio – de sol – em 1353. No século 17, o mecanismo passou a funcionar com um pêndulo.
2. Big Ben, Londres, Inglaterra
Uma das torres mais famosas do mundo, o Big Ben, na capital inglesa, dispensa apresentações.
3. Torre do relógio de San Marco, Veneza, Itália
Encomendada pelo senado veneziano em 1493, a torre tem faces de lápis-lazúli e ornamentos dourados que se referem à astrologia.
4. Torre Spasskaya, Moscou, Rússia
O primeiro relógio da Torre Spasskaya, desenhado por Christopher Galloway, foi instalado no século 17. A peça atual foi confeccionada no meio do século 19 pelos irmãos Butenop.
5. Torre da antiga prefeitura de Praga, República Tcheca
O relógio astronômico de Praga foi construído em 1410 e aperfeiçoado ainda no mesmo século. A cada hora cheia entre as 9 da manhã e as 11 da noite, imagens dos 12 apóstolos aparecem nas pequenas janelas da torre.
6. Zytglogge, Bern, Suíça
Um dos relógios mais antigos da Suíça, foi construído em 1530 em estilo Barroco e era o principal relógio da cidade.