Além de separar alguns minutos diários para organizar a casa, precisamos estar atentos à maneira como decoramos – principalmente se somos naturalmente bagunçados. Algumas escolhas de décor fazem os ambientes parecerem entulhados, beirando o exagero. Evite isto com as dicas a seguir:
1. Escolha as cores com prudência
A combinação correta de cores pode salvar um espaço: uma paleta restrita, com maior parte de neutros ou vários tons da mesma cor garante que não exista conflito visual entre os elementos. A brincadeira de tons parecidos adiciona riqueza e personalidade, sem exagero.
2. Combine móveis na mesma escala
Alturas e tamanhos muito divergentes confundem o olhar. Prefira fazer como na sala de jantar acima, por exemplo, combinando cadeiras com o mesmo encosto para criar uma linha contínua com a mesa.
3. Mantenha o estilo consistente
Para quem é experiente na decoração, misturar estilos é um trunfo para dinamizar o espaço, além de deixa-lo mais interessante. O problema é que se não for muito bem pensado, a mistura parece desorganizada. Na dúvida, mantenha o estilo das peças – ou pelo menos combine uma a outra com uma cor, período de tempo ou acabamento, fazendo com que haja diálogo de características em comum.
4. Tenha uma só obra impactante
Apesar de adorarmos montagens com murais, principalmente com fotos de família, precisamos admitir que a abundância de imagens tem muito peso visual. E se a intenção é aplacar a bagunça com o décor, então os arranjos não são recomendados. Eles podem ser substituídos por uma só obra de arte em tamanho grande – simples e impactante na medida certa!
5. Invista na simetria
A simetria atrai nossos olhos naturalmente. No décor, ela costuma trazer uma sensação de paz e tranquilidade, criando um ritmo visual equilibrado. Mas lembre-se que a perfeição completa também é demais: não é necessário espelhar exatamente os mesmos móveis. Você pode fazer como na foto e substituir um dos elementos por um vaso de plantas, por exemplo.
Leia também: 8 erros de decoração que cometemos em casa (e como resolvê-los!)
Fonte: Apartment Therapy
Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!