5 dicas para projetar o closet dos sonhos
Invista em um projeto sob medida para agregar funcionalidades e deixá-lo com a sua cara
Já imaginou ter um espaço todo personalizado para você poder organizar seus itens pessoais? Planejar um closet é muito mais do que desfrutar da sua praticidade, mas conseguir aproveitar muito mais do momento de se arrumar e expor os objetos que você tanto ama e guarda com sete chaves.
E você sempre pode deixar esta área ainda mais especial, incluindo detalhes que fazem sentido para a sua rotina – como uma penteadeira, espaço para joias, espelhos, frigobar, peças decorativas, etc.
Como se trata de um ambiente que irá acomodar bastante coisa, seu projeto deve levar em consideração tudo o que será disposto, considere a realização de um inventário completo, e o que poderá ser incorporado.
Assim, um desenho com a marcenaria, um mobiliário que responda às demandas, e boa circulação pode ser feito. O planejamento luminotécnico também não pode ficar de fora, uma vez que a luz faz diferença para as atividades.
Coloque na lista, também, os hábitos dos moradores, para ficar claro as necessidades e a visão esperada para o cômodo. A relevância que uma pessoa confere a certo item ajuda a definir o número de gaveteiros, prateleiras, cabideiros e nichos que serão necessários. Quer saber mais ? A seguir, veja dicas, orientações e inspirações que o escritório de Patricia Penna divulgou:
1. Características e personalização
–
Conquiste um resultado satisfatório, focando nas especificidades e demandas dos moradores. Ao selecionar o melhor design, estude as dimensões do espaço, avaliando o volume de objetos que serão guardados e o número de pessoas que frequentarão a área. Para o closet de casal, por exemplo, considere a personalidade e modo como cada um se relaciona com aquele ambiente.
Na hora da escolha da configuração, tenha em mente que os projetos abertos são ideais quando ocupam um cômodo por completo, como uma extensão do dormitório, e oferecem uma maior praticidade, visualização mais rápida e ventilação.
Já os closets fechados é a resposta quando for inserido em um quarto e se o morador não quiser deixar tudo à vista. A aplicação de portas e acabamentos são grandes aliados neste caso. Portas espelhadas e LED no interior de armários estão super em alta.
2. Medidas precisas
O ideal, para guardar camisetas, peças de linho ou bolsas é investir em nichos e prateleiras de, no mínimo, 30 x 30 cm. Os cabideiros, para as mulheres que abrigam vestidos e casacos longos, precisam de vãos com altura entre 1,2 e 1,6 m – evitando danificações e amassos. E, para os homens, a referência pode alternar entre 0,9 e 1,15.
Veja também
- Como transformar um closet em home office
- 5 passos para arrumar seu guarda-roupa e 4 dicas para mantê-lo organizado
- Apê compacto de 34m² é reformado e ganha closet
Já para as gavetas, determine o tamanho tendo em mente o que será guardado ali. No caso de peças íntimas, uma peça de 12 a 15 cm é suficiente, para as roupas de ginásticas e pijamas, 20 cm é o recomendado.
Se você possui joias, as exponha em uma ilha central ou penteadeira com gavetas de altura que variam entre 9 a 12 cm e revestida em vidro para facilitar a visualização, na hora de se arrumar, e a organização.
O maleiro também não deve ficar de fora, compondo a parte mais alta – por ser menos acessado -, sua altura deve apresentar no mínimo 30 cm. As sapateiras podem ter prateleiras deslizantes, facilitando na hora de encontrar o par ideal. Para elas, atribua uma medida de 12 a 18 cm de altura para as partes que receberão sapatos mais baixos e 18 a 24 cm de altura se for guardar saltos.
3. Iluminação
Lembre-se de manter o equilíbrio, pois pesar a mão no projeto luminotécnico pode causar grande desconforto, ao mesmo tempo que sua falta atrapalha.
O que a profissional Patrícia Penna indica é trabalhar com luz direta e focada mesclada com peças difusas – dispostas a atender as exigências e funções do cômodo. Móveis em tons claros ajudam a ampliar o espaço e, aliada a uma iluminação criativa, confere um efeito luxuoso!
Não se esqueça de caprichar na luz da sua penteadeira, pois ajuda na hora de produzir uma make bafônica!
4. Decoração
Aqui, tudo dependerá das dimensões! No caso de um closet compartilhado por um casal, aposte em cores neutras em elementos que predominam no ambiente, como a mobília, para agradar os dois.
Quem entra com os toques pessoas são os detalhes decorativos – como uma banqueta ou poltrona para ajudar na hora de calçar os sapatos, por exemplo. Deixando o dia a dia mais agradável. Pense também em cabideiros, nas paredes e laterais de armários, arandelas e abajures como peças charmosas e que incrementam ainda mais o visual.
5. Muito mais que um closet para guardar
Considere outras atribuições, como um home office reservado ou uma área de toucador. Pense no que faz sentido na sua vida e o que gostaria de ter em um closet.