4 dicas para organizar a cozinha e ter uma vida mais saudável

Aprenda com essas dicas como você pode organizar os alimentos para que não estraguem e deixar a sua despensa mais em ordem

Por Marcela De Mingo
24 Maio 2018, 14h59
como organizar a cozinha
 (nedjelly / Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Você sabe qual é a melhor maneira de organizar a cozinha? Apesar de gostarmos de pensar que não existe ‘certo’ ou ‘errado’, há uma maneira mais otimizada de cumprir com essa tarefa, melhorando o seu senso de bem-estar quando for cozinhar a sua próxima refeição ou montar as marmitas para a semana.

1.Alimentos saudáveis antes de tudo

A primeira dica é parar de colocar os alimentos saudáveis (como frutas e verduras), escondidos na sua geladeira, em gavetas ou na porta. Deixe-os bem à vista. Dessa forma, você vai se sentir motivada a comer mais esses itens sempre que abrir a geladeira e percebê-los logo na sua frente. Outra dica: use potes transparentes, assim, você consegue ver mais claramente o que tem dentro de cada um e não esquece a comida em cantos escuros e potes coloridos.

O mesmo vale para fora da geladeira. Coloque as frutas em uma cesta, em cima da mesa ou da bancada – em lugares visíveis, que você consegue perceber assim que entra na cozinha. Essa é uma maneira de condicionar você mesmo a optar por alimentos mais saudáveis e que estão à mão. Ao contrário, esconda chocolates, outros doces e salgadinhos ou bolachas que você possa ter em casa.

2.Trabalhe com rotação de alimentos

É simples, para evitar o desperdício, lembre-se de uma regra: sempre que comprar um alimento novo, passe os mais antigos para frente. Seja na despensa ou na sua geladeira, é importante seguir essa regra para evitar que as coisas mais antigas que você tem em casa estraguem ou sejam esquecidas. Se você comprar produtos enlatados, lembre-se de fazer o mesmo na hora de guardar os alimentos nas prateleiras, e colocar as latas mais antigas para frente, para serem usadas primeiro.

3.Saúde em primeiro lugar

Na hora de guardar alimentos que soltam líquidos (como carne) e podem contaminar outros, lembre-se de colocá-los em recipientes que mantenham esses líquidos junto do alimento e não escorram, e posicione-os na prateleira de baixo. Isso evita a contaminação entre os alimentos dentro da própria geladeira.

Continua após a publicidade

4.Jarros de vidro

Vai guardar alimentos secos e temperos? Tire um tempo para organizar esses itens em potes de vidro – os vidros de palmito são ideais para essa função. Além de deixar mais visível tudo o que você tem disponível em casa, também é uma forma de organizá-los por categoria e deixar a sua despensa e armário de temperos mais bem arrumada. Ah, e vale o lembrete: feche bem os potes, principalmente para alimentos como castanhas e farinhas, que podem estragar mais rapidamente ou atrair bichinhos.

banner201706
(Divulgação/CASA CLAUDIA)
Publicidade