3 provas de que a jardinagem é incrível para a sua saúde mental

Trabalhar com plantas e próximo ao solo ajuda na redução do estresse e tem um efeito semelhante aos antidepressivos no corpo

Por Marcela De Mingo
23 jan 2018, 12h36
jardinagem saúde mentalo
 (SbytovaMN / Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Manter um jardim ou até algumas plantinhas vivas em casa parece um talento para poucos, mas estudos recentes mostram que a jardinagem faz bem para a saúde mental (e física!), independentemente da escala.

Segundo o professor Tim Lang, da City University of London, o contato regular com plantas, animais e com ambientes naturais tem um efeito positivo sobre o corpo e a mente das pessoas, até mesmo ajudando no tratamento de doenças mentais, como a depressão e a ansiedade.

“Essas atividades [de jardinagem] aliviam os sintomas de doenças graves, previne o desenvolvimento de outras e introduz às pessoas um novo estilo de vida que pode ajudá-los a melhorar o seu bem-estar a longo prazo. E mesmo que você esteja se sentindo bem, jardinagem é algo muito legal de se fazer”, disse para o Country Living UK, de acordo com o House Beautiful.

Se isso não foi o suficiente para convencê-la a adotar o hobby, fique atenta aos itens abaixo:

Continua após a publicidade

1.A terra é antidepressiva

Acredite se quiser, mas o solo tem um efeito muito semelhante aos antidepressivos no corpo humano. Um estudo feito pela Universidade de Bristol mostrou que ratos tiveram os seus comportamentos alterados em uma forma similar àquela causada pelos antidepressivos quando expostos às bactérias naturais do solo. Tudo isso porque essas bactérias ativaram um grupo de neurônios que produzem serotonina, o hormônio que controla o nosso humor.

“Esses estudos nos ajudaram a entender como o corpo se comunica com o cérebro e porque um sistema de imunidade saudável é importante para a saúde mental. Eles também nos deixaram pensando que talvez todos nós devêssemos passar mais tempo brincando na terra”, disse o Dr. Chris Lowry, autor da pesquisa.

2.Incorpora o mindfulness

Muitas pessoas dizem não ter tempo para meditação ou para treinar a prática do mindfulness no dia a dia. Porém, a jardinagem é uma atividade que exige que você fique presente e preste atenção no que está fazendo. Isso significa que você automaticamente deixa de pensar em outras coisas para focar no que está fazendo e mantém um nível de atenção maior do que o normal da rotina.

Continua após a publicidade

Você precisa ser paciente, mexer com a terra e deixar as plantas responderem naturalmente ao que você faz. Como consequência, isso diminui o estresse e níveis de ansiedade, ajuda com a concentração e você se sente mais presente.

3.Melhora a saúde do seu cérebro

A jardinagem utiliza diversas partes do seu cérebro, inclusive aquelas responsáveis pelo aprendizado, atenção sensorial e resolução de problemas – e isso mantém essa região ativa. Alguns estudos indicam que uso desse método em pacientes auxiliou na diminuição da dor física, do estresse, reduziu o número de quedas e melhorou a qualidade da atenção.

Publicidade