Já faz um tempo que os tons pastel ganharam os corações de moradores e profissionais da arquitetura. Mais que uma tendência, as cores fazem parte de um estilo de vida mais delicado e minimalista, sem grandes contrastes ou saturações. Isso porque são obtidas através da adição do branco às cores puras, representando um estágio intermediário entre a escuridão do inverno e a cor plena do verão. Por isso, também remetem ao frescor, ao relaxamento e à primavera.
Se você busca inspirações para uma decoração pautada por estes tons, confira abaixo 10 ambientes repletos por cores pastel:
Hidden Tints, por Note Design Studio (Suécia)
Um tom quente e amarelo cobre as paredes deste apartamento, localizado em Estocolmo e projetado pelo Note Design Studio. O imóvel é preenchido com diferentes cores pastel – um verde claro e primaveril complementa o amarelo e é captado também nas plantas espalhadas pelo espaço.
A mobília de madeira combina com o piso de igual material que reluz, enquanto uma espreguiçadeira Mango laranja clara da Note Design Studio para Wendelbo adiciona um toque de cor. A luminária acima da mesa é a SILO Trio, da Note Design Studio para Zero.
Longhouse, por Partners Hill (Austrália)
A sala de jantar desta casa em estilo galpão na Austrália foi decorada em uma cor azul clara que contrasta com seu piso de madeira e molduras de porta de madeira, bem como as planícies onduladas da vegetação fora das janelas.
Cadeiras de jantar vermelho-tomate dão ao ambiente um toque contemporâneo e vibrante e se destacam contra as paredes azuis suaves.
Suburban Canny, por Tribe Studio (Austrália)
Cada banheiro nesta casa em Sydney é revestido de uma cor diferente – rosa, azul-petróleo e azul. O tom quase rosa damasco dos ladrilhos combina com uma bacia rosa claro suspensa, bem como com a porta e seu batente.
As formas geométricas dos pequenos ladrilhos criam um padrão gráfico na parede que acrescenta interesse ao interior monocromático.
Coworking space, by Beauty Shoppe (Estados Unidos)
Enquanto as paredes foram mantidas em um tom de cinza discreto, cores pastel foram usadas para outras partes do ambiente neste espaço coworking em Cleveland. A mesa lateral Tulip, de Eero Saarinen para Knolll, se posiciona entre duas as cadeiras Thea, da West Elm, de tom rosa muito claro.
Verde e rosa são usados em todo o espaço, seja na mesa de recepção na cor pistache e nas cortinas cor de damasco ou no sofá verde complementado por um travesseiro rosa.
Melbourne extension, por Dan Gayfer Design (Austrália)
Uma ficus folha-de-bananeira (ficus maclellandii) surge do pátio neste banheiro azul revestido por azulejos em Melbourne. Os azulejos combinam com o exterior da casa, que também é revestida por peças azuis claras.
Paredes de azulejos brancos e gavetas de madeira completam o interior clean e simples do banheiro.
Skyhouse, por David Hotson e Ghislaine Viñas (Estados Unidos)
Este recanto confortável em uma cobertura de Manhattan ganhou mais vida com uma cor pálida, quase verde-pera, que cria uma sensação de paz.
A luz que entra de uma grande janela na parede inclinada aumenta a sensação fresca e nítida do espaço que foi decorado com um banco pequeno e prático, bem como peças de arte selecionadas.
Paris apartment, por Les Ateliers Tristan & Sagitta (França)
A cor foi usada generosamente em todo este apartamento parisiense e usada de forma inteligente para dividir o quarto de criança para dois irmãos.
Um lado do espaço tem pintura azul clara e carpete bege, enquanto o outro tem paredes brancas e piso de madeira dispostos em ziguezague. O mesmo azul claro também foi usado na lateral com paredes brancas para criar um desenho geométrico decorativo na parede.
A Brockley Side, por CAN (Reino Unido)
O estúdio de arquitetura CAN adicionou uma extensão listrada de azul e branco a um terraço vitoriano em Londres e usou uma cortina rosa pastel para dar mais privacidade à cozinha e ao espaço para refeições no interior.
As cadeiras Eames DSW turquesa claro estão dispostas ao redor de uma mesa de jantar branca, cuja cor foi escolhida a partir do backsplash e dos acessórios azuis nas prateleiras acima dele.
London flat, por Nimtim (Reino Unido)
A cadeira escultural Wishbone, de Hans J Wegner para Carl Hansen & Søn, funciona quase como uma obra de arte neste quarto. Localizado em um apartamento em Londres, o ambiente conta com guarda-roupas de madeira e uma cama dobrável.
A cozinha e a área de jantar ao lado possuem armários em tons turquesa e uma parede de mármore cinza, que conferem um toque de luxo ao ambiente.
Leman Locke, por Grzywinski + Pons (Reino Unido)
O azul claro foi usado neste quarto do hotel Leman Locke em Londres.
A cadeira In Between for & Tradition, de Sami Kallio, combina com a cama de madeira elegante, enquanto a madeira natural – que também é usada na mesa de cabeceira – dá ao espaço elegante um toque mais orgânico.
* Via Dezeen